Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

Publicado em: 24/06/2024 | por: Guilherme Dearo

Experimento II - N5 Azul

Experimento II – N5 Azul. (26/04/2024). Foto: Clara Silva.

A Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2024 dos estudantes dos oito cursos técnicos da SP Escola de Teatro acontece a partir de amanhã (25). Nos dias 25 a 28 de junho e nos dias 1 e 2 de julho, nos períodos da manhã e tarde, os estudantes se apresentam nas unidades Roosevelt e Brás da SPET.

A mostra apresenta ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre e são, ao todo, 16 montagens produzidas e encenadas presencialmente. São oito núcleos em cada módulo, azul e verde, e cada grupo apresenta seu espetáculo três vezes ao longo da semana. Cada apresentação tem duração de até 25 minutos.

Cada núcleo é composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola: Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Iluminação, Cenografia e Figurino, Humor e Técnicas de Palco.

É possível baixar aqui o programa da Mostra dos Estudantes 2024, com detalhes de cada apresentação e locais e horários de cada grupo.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

+ Conheça os cursos técnicos da SP Escola de Teatro

Propostas pedagógicas do semestre

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul trabalharam o eixo Performatividade; o operador “Circo e teatro: aproximações e conflitos” – Mario Bolognesi e “Palhaços: Multiplicidade, Performance e Hibridismo” – Lili Castro; o material “O conflito entre a tradição e o contemporâneo nas artes circenses” (Assistir a espetáculos de circo e outras linguagens que representem as artes circenses para desenvolver uma dramaturgia performativa); e artistas pedagogas Hotxuá, o palhaço sagrado – filme de Letícia Sabatella e King Kong Fran – Espetáculo, Trupe Lona Preta, Circo no Beco, Leo Bassi.

Já o módulo verde trabalhou o eixo Personagem/Conflito; o operador “O circo era uma escola única e permanente”- Erminia Silva; o material Histórias de Circo (Entrevistas com circenses itinerantes, grupos, coletivos de linguagem circense e artistas circenses de rua, buscar histórias para elaboração de texto dramatúrgico); e a/o artista pedagoga/o Os Fofos Encenam, Circo Teatro Guaracyaba, Circo Teatro Palombar, Circo Teatro Tubinho.

Os assuntos foram constantemente debatidos e fundamentaram as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serviu de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados nessa semana e na próxima.

Notícias | 03/ 07/ 2024

Nos 60 anos do golpe militar, Grupo Pandora reestreia peça sobre vala clandestina em Perus

Notícias | 02/ 07/ 2024

Entrevista com Luz Ribeiro, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2023