Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso técnico de Direção da SP Escola de Teatro, está na Alemanha a convite da Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch (Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch), em Berlim, para um workshop de uma semana com estudantes europeus e para uma palestra.
Em ambos, ele abordará a questão da direção teatral pelo olhar decolonial, estudo que vem desenvolvendo há anos, como no seu doutorado na ECA-USP e na pedagogia da SPET.
O importante convite a Vázquez é uma continuação de um projeto que se iniciou em 2022. Naquele ano, ele publicou o ensaio “The Decolonial Directing Approach” (“A abordagem Decolonial na Direção”) no livro Looking for direction : rethinking theatre directing practices and pedagogies in the 21st century (Um Olhar para a direção: repensando as práticas e pedagogias de direção teatral no século 21), que foi lançado durante o Theatertreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim.
A obra reuniu textos de 17 professores e diretores de teatro que repensaram o ofício sob a luz do século 21, assim como seus consequentes desafios e inovações, e era resultado do projeto de intercâmbio Alexandria Nova, do programa Erasmus, que a instituição integra desde 2019.
Nele, estudantes brasileiros de direção da SP Escola de Teatro se reúnem em encontros virtuais e presenciais com artistas, alunos e professores de faculdades da Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. A escola brasileira é a única instituição de fora da Europa no mundo a ser convidada.
“Dando continuidade à minha pesquisa e publicação em 2022, voltei para a Alemanha para falar de teatro colonial, da experiência da SP Escola de Teatro e de seu curso de direção, assim como para abordar os desafios da cena contemporânea”, conta o diretor.
O workshop de Vázquez tem como tema “Decolonial directing – theory and praxis of theatre decolonial directing”, abordando decolonialidade, espaço criativo no meio teatral, teatro expandido e novas tecnologias para o teatro, entre outros temas.
30 estudantes de seis universidades europeias estão acompanhando o workshop na Hochschule für Schauspielkunst Ernst Busch.