Neste primeiro semestre de 2024, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, deu início às oficinas oferecidas na Fundação CASA Chiquinha Gonzaga, localizada no bairro da Mooca, em São Paulo, e ministradas pelos estudantes da instituição de ensino contemplados com a Bolsa-Oportunidade.
Os estudantes participam de conversas e preparativos durante uma semana e, na semana seguinte, realizam as oficinas na instituição. Em cada encontro, são atendidas em média de dez jovens. As oficinas são acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte-educadora e orientadora responsável pelas atividades.
“Este é o primeiro semestre em que temos trabalhado com meninas jovens socioeducandas. Tem sido uma experiência ótima, com muito engajamento nas atividades. Estamos trabalhando com exercícios de dramaturgia e interpretação a partir de contos de fadas. Propomos não trabalhar com contos convencionais, mas com contos que misturam um pouco das realidades das meninas com a fabulação de outros mundos possíveis”, relata João Martins.
A estudante de direção Giuliana Benini enfatiza a importância desta iniciativa. “É entender que a arte não deveria ser elitista. Não me interessa fazer teatro para artistas, mas sim para quem não tem essa acessibilidade. É importante para a construção de um pensamento artístico-político que saia da galeria e ocupe lugares, até mesmo aqueles com grades”, pontua.
Os estudantes-bolsistas envolvidos na oficina são Evely Heloise Pinheiro Ferreira (Atuação), Giuliana Benini de Assis (Direção) e oAzul Silvestre (Sonoplastia).