As artes circenses são de grande complexidade. Técnicas e saberes que durante gerações foram transmitidas entre as famílias vindas do continente europeu para as américas; com isso, no passado, os brasileiros tinham dificuldades em acessar as artes circenses. Mas o processo de democratização do ensino circense aliado à descolonização das formas técnicas e estéticas, a brasilidade começou a abrir espaço nos picadeiros. Uma das linguagens que hoje ocupa esse espaço é a capoeira, que reforça a pluralidade acrobática e dos saberes ancestrais, conseguindo conectar as duas artes em um mesmo projeto.
Quando: 04 de março a 15 de abril de 2024
Segundas e sextas – 9h00 às 13h00
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
Objetivo: O objetivo desse projeto é conectar os conhecimentos circenses a manifestação capoeira e trabalhando corpo, ritmo e história, conhecer mais profundamente um Brasil que muitas vezes é escondido e apagado pela história.
Orientação: Rafael Oliveira
Rafael Oliveira começou na capoeira em 1999. De 2010 a 2016 participou da formação no projeto Núcleo Luz em 2018 ingressa no Protagonistas o Movimento Negro no Picadeiro. Atualmente, além do Protagonistas é diretor e bailarino do Núcleo Iêê.
Público: Livre.
Seleção: Análise curricular e carta de interesse, conforme sugerido pela SP Escola de Teatro.. 25 vagas.
Cronograma das inscrições
Inscrições: 09 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2024
Aprovados: 28 de fevereiro de 2024
Matrícula online: 29 de fevereiro e 01 de março de 2024
Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – extensao@spescoladeteatro.org.br
Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante