A cidade de Jundiaí iniciou em 2022 a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí, uma iniciativa de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura, vinculada aos Departamentos de Cultura e de Patrimônio Histórico. Instituída enquanto projeto-piloto de Educação Patrimonial, a proposta foi criada durante a programação do “Novembro Negro”.
A visita, em grupo, é acompanhada de equipe mediadora e o trajeto com ônibus percorre pontos marcantes da presença da população negra no município. Durante a mediação, o grupo é recebido em cada um dos pontos por elenco próprio da Rota, que realiza as intervenções artísticas referentes ao tema do espaço visitado.
Entre os integrantes do elenco, está Victoria Pequeno, estudante do curso de Humor da SP Escola de Teatro, e Andreza Celestino, egressa do curso de Atuação.
O percurso completo é dividido em dois momentos. No primeiro deles, a Rota percorre o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Já após a pausa para almoço, as visitas seguem por pontos da região central da cidade, com o encerramento no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.
As cenas apresentadas em cada um dos pontos ficam a cargo do elenco, composto por mais de 20 atores e atrizes, além da participação de Coletivos de Cultura Popular da região, sob dramaturgia de Flavia Tahína e direção artística de Vive Almeida.
Além de agendas abertas à comunidade em geral, o projeto conta com uma série de atividades formativas, por segmentos, como forma de gerar multiplicadores do tema. Entre os principais envolvidos, desde o lançamento, estão os servidores da Cultura, artistas e integrantes dos Conselhos Municipais vinculados à Unidade; os educadores e alunos da Emeb Professor Carlos Foot Guimarães (Jardim Santa Gertrudes), da Escola Estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli (Vila Rio Branco), do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e da Fatec Jundiaí; além do Comitê das Crianças.
+ Tiche Vianna lança “Além da Commedia Dell’Arte” na unidade Roosevelt nessa quinta (11)
Ficha técnica
Direção: Vive Almeida
Dramaturgia: Flavia Tahína
Coreografias: Vanderlei Natalino Victorino (BA)
Elenco: Andreza Celestino, Angela Maurícia, Eunice de Lima Cayres, Giovanni de Sousa, Gislaine dos Santos, Cristina da Silva, Gislaine Oliveira Cristina da Silva, Graciele Savio, Lisete Maria Pecoraro, Luiz Claudio Rodrigues, Mailde Josiane Macedo, Mario Rebouças, Maristela Demarchi, Rafael Alencar Lopes, Rafael Ambrozin, Rafael Viana Tavares, Raquel Matias Medeia, Renata Barboza Silvestre, Rodrigo Monção, Stephanie Adriane Leite, Tiago Pinheiro, Vanderlei Natalino e Victoria Pequeno
Coletivos de Cultura Popular: #PretaEU, Capoeira “Quem vem lá sou eu”, Coletivo Embaúba, Coco das Águas Doces e Baque Delas
Figurino: Karol Della Lastra
Figurino Rainha Africana: #PretaEU
Concepção de maquiagem e visagismo: Amanda Mantovani
Workshop de maquiagem: Amanda Mantovani
Equipe do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças: Wilson Pauletto
Equipe do Departamento de Cultura: Valéria de Paula Ignacio e William Ramos
Diretor: João Carlos De Luca
Equipe do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural: Denilson Ricardo André
Diretor: Elizeu Marcos Franco
Equipe do Gabinete: Adriana Uemori
Gestor de Cultura: Marcelo Peroni
Realização: Unidade de Gestão de Cultura – Prefeitura de Jundiaí
Para mais informações e eventuais dúvidas, comunique a Unidade de Gestão e Cultura de Jundiaí
Telefone: (11) 4589-6800
E-mails: dcultura@jundiai.sp.gov.br e duvidascultura@jundiai.sp.gov.br