Neste primeiro semestre de 2023, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, deu continuidade às oficinas oferecidas na Fundação Casa do Brás e ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.
Semanalmente são realizadas duas oficinas, uma de teatro às quartas-feiras no período vespertino e outra de circo às sextas-feiras de manhã. Em cada encontro são atendidos uma média de 15 a 20 jovens. As oficinas também estão sendo acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.
“Estar em espaços como a Fundação Casa, trabalhando com arte educação, é uma tomada de decisão que nos move a pensar os propósitos do como atuamos no campo das artes e onde escolhemos estar. Nesta caminhada, topar com jovens estudantes da SP Escola de Teatro que escolheram experimentar esse caminho é animador. Estamos construindo relações muito bonitas de educação e o teatro tem aberto possibilidades pedagógicas de uma educação do brincar que passa pelos afetos e o olhar para si”, relata Diane Boda.
Os estudantes-bolsistas envolvidos na oficina de circo são: Dandara (Atuação), Diego (Humor), Evely Heloísa (Atuação) e Lucas (Direção). Já na de teatro são: Manuel (Dramaturgia), Priscila Zeferino (Atuação), César Divino (Humor), Felipe Peixoto (Direção) e Eluizio Felix (Humor).
“Trabalhar na Fundação é desafiador. Conseguir criar vínculo e acessar os jovens para construir um espaço pedagógico é um processo que estamos aprendendo no dia a dia. Como trabalhar com a educação que é um processo de liberdade segundo Paulo Freire em um contexto de privação de liberdade? É o nosso dilema. Além disso, penso que essa parceria é muito importante pra Escola e abre possibilidades também para os jovens na pós medida encararem a arte como um trabalho”, conclui João Martins.
Programa Oportunidades
Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os estudantes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana.
A principal ação do Programa é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os estudantes da Escola, colocação profissional para egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.
Confira a galeria de fotos das oficinas:
+ Processo Seletivo 2023/2º semestre: inscrições prorrogadas até 8 de maio