Até 10 de abril, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe inscrições para a Residência Artística Unity Class, uma vivência prática com a dança breaking a partir da experiência e processo de criação da Unity Warriors.
O grupo foi recentemente indicado ao Prêmio APCA Dança 2022 na categoria “Melhor Elenco” com o espetáculo MANOfestAÇÃO. As aulas, gratuitas, acontecerão nos dias 17, 19, 24 e 26 de abril, das 18h30 às 21h30.
A ideia do grupo é compartilhar seu processo de criação e seu olhar para a produção cultural na linguagem da dança, com base em fundamentos da técnica breaking, jogos e diálogos estabelecidos sobre o pensar e fazer dança.
Para o grupo, a oficina será uma forma de conectar, trocar afetos e saberes, buscando provocar reflexões através dessas experiências vividas pelos integrantes dentro das periferias. “Queremos dialogar indiretamente e diretamente com o cenário atual e as mazelas sociais que nos atravessam enquanto pessoas negras e periféricas”, comenta o grupo.
Bicampeão do Festival Break The Floor América Latina (2017/2018), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro lugar no mundial (2018) e segundo lugar (2019).
O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking.
A oficina integra o projeto do Unity Warriors “Eu e Vocês, Somos Nós?”, contemplado no Proac 2022. Serão oferecidas 30 vagas para jovens e adultos, com ou sem experiência de dança, e artistas periféricos.
As inscrições podem ser feitas no site das Oficinas Culturais e a seleção será por ordem de inscrição.