A SP Escola de Teatro está em festa com a chegada da nova conselheira da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), a prestigiada Helena Ignez, fundamental figura feminina não apenas do cinema brasileiro, mas também dos palcos. Assim como ela, outras importantes mulheres do setor cultural começam a integrar nosso conselho em 2022.
Nascida em Salvador, Ignez cursou Artes Dramáticas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e profissionalmente é atriz, diretora e roteirista, sendo uma das precursoras do Cinema Novo, um movimento que surgiu na década de 1950 liderado por jovens cineastas buscando uma arte engajada, movida pelas preocupações sociais relacionadas à cultura brasileira.
Por meio da arte, a cineasta traz em seus trabalhos visões de mundo que causam memórias afetivas nos espectadores. Como um exemplo, resgatamos os sentimentos de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, escritos em seu blog Terras de Cabral sobre a personalidade da artista:
“Aos 82 anos, Helena está em seu melhor momento profissional, trabalhando – incansavelmente! – em filmes como atriz, roteirista, diretora e produtora; além de atuar – muito, mas muito mesmo! – no teatro, achar tempo para participar de conselhos de instituições importantes e ainda encontrar espaço para se reunir com amigos. Está sempre pronta para a troca, para pensar novos projetos e é uma das companhias mais agradáveis do planeta. Sim, sou um cara afortunado por ter me encontrado – e me apaixonado, pela primeira vez – por essa mulher incrível e dona absoluta de seu tempo.”
Em suas respostas concedidas exclusivamente à SP, Ignez enfatiza como toda sua bagagem artística motivará o ensino da Escola com técnicas que valorizam a liberdade criadora, refletindo questões sociais, femininas e inovadoras, as quais desde o século passado tentam representar uma sociedade mais diversa.
Confira abaixo a entrevista completa:
Para você, qual a importância da SP Escola de Teatro e sua pedagogia inovadora para o ensino das artes do palco no Brasil?
A importância é fundamental para a cultura brasileira e equilíbrio social.
Trabalhando com técnicas que valorizam a liberdade criadora, a SP Escola de Teatro afasta-se do ensino hierárquico acadêmico do conhecimento do fazer artístico.
A SP Escola de Teatro é uma das vencedoras do European Award for Best Practices 2022. A European Society for Quality Research (ESQR) reconhece a instituição que demonstrou proeminência organizacional, procurando buscar a excelência.
O que a motivou a se tornar conselheira da Adaap? Pretende investir principalmente em quais inovações e pautas durante o seu tempo como conselheira?
Sabendo da importância da SP Escola de Teatro e da Adaap que a gerencia e vindo o convite diretamente do Ivam Cabral, este ícone do teatro brasileiro, seria impossível recusar tal convite.
Quanto às inovações e pautas durante meu tempo como conselheira, pretendo junto aos companheiros seguir a orientação mais urgente: trabalhar com técnicas que valorizam a liberdade criadora, sem o ensino hierárquico e restritivo, respeitando a personalidade social do aluno com o Programa Selo da Igualdade Racial.
Como atriz e cineasta reconhecida e admirada, quais dicas você daria para artistas iniciantes que ingressam na SP Escola de Teatro com o objetivo de seguir carreira nas artes do palco e no audiovisual?
Como cineasta e atriz, que cursou uma excelente escola de teatro e sabendo a importância disso, aconselho aos artistas iniciantes a paixão. Paixão pelos estudos, pelo aprendizado, pela experiência. Sejam grandes artistas experimentais. É esse o meu conselho. E para isso conheçam profundamente tudo o que a arte clássica também possa lhe oferecer.