Extensão Cultural

Se a SP Escola de Teatro aprofunda e torna cada vez mais abrangentes suas ações, um dos principais responsáveis por isso é o setor de Extensão Cultural da Instituição.

O departamento gere os cursos de Extensão Cultural, gratuitos e implantados sob os mesmos preceitos pedagógicos e artísticos dos Cursos Regulares. A proposta é firmar pontes diretas com criadores e pensadores de outras esferas e mobilizar a população e os artistas amadores e profissionais interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos não apenas na área teatral, mas em outras do universo da cultura e da arte.

Neste ano, foram oferecidos mais de 30 cursos ao público, todos gratuitos, com carga de 64 horas e orientados por profissionais de vasta experiência e reconhecidos em suas áreas de atuação. Os temas abraçavam um extenso campo do saber artístico e cultural: de dublagem a performance, de dança a desenho, de iluminação a documentário, entre muitas outras.

Onze deles, inclusive, foram orientados por artistas internacionais: a portuguesa Ana Pais ministrou "Dramaturgismo no século XXI: procedimentos"; o renomado italiano Enrico Bonavera, "Commedia dell'arte"; sete artistas suecos orientaram "Iniciação em documentário para cinema e TV"; o português Pedro Zegre Penim conduziu "Procassos criativos teatrais: experimentações", e Eliot Shrimpton veio da Inglaterra para orientar "Atuação na cena: preparação do ator".

Apesar desse grande volume, o setor não se limita a oferecer cursos. Muito pelo contrário.

Além dos cursos presenciais, foram promovidas rodas de conversas, como as duas realizadas no primeiro semestre, sobre pedagogia do teatro e sobre processo criativo no teatro contemporâneo; mesas de discussão, como a que foi organizada sob o tema "Desconstruções: o traumático e o ato criativo"; palestras; bate-papos online semanais no portal da Escola; e o Estação SP, que estabelece parcerias com diferentes instituições e equipamentos culturais, na tentativa de suprir demandas formativo-culturais do interior paulista – neste ano, as cidades englobadas foram Tatuí, Registro e Paraitinga.

Depois de tudo isso, a Extensão Cultural já está se preparando para o início de 14 cursos no mês de janeiro, englobando áreas como circo, cinema, performance, fantoches, dramaturgia, teatro musical e muito mais.

Curso a Desconstrucao do Ator e a Construção do Personagem com Sergio Zlotnic

Curso Atuação em Cena Preparação do Ator com Eliot Shrimpton

Curso Auto Acusação com Sandra Ximenez e Pedro Consorte

Curso a Voz na Atuação Cenica para Jovens com Eudosia Quinteiro

Curso Commedia Dell Arte com Enrico Bonavera

Curso Dança Sem Limites com Fernanda Amaral

Curso de Iluminação Camilo Bonfanti

Curso Desenho de Animação com Humberto Kehdy

Curso Direção de Opera com Wiliam Pereira

Curso Dublagem para Adolescentes com Herbert Richers Jr

Curso Estudos e Criação em Performance Live Art com Elisa Band

Curso Iluminação para Alem do Teatro Aula no Teatro Municipal com Caetano Vilela

Curso Iniciação a Linguagem do Palhaço com Susana Aragão

Curso Iniciação a Mágica com Ricardo Malerbi

Curso Iniciacao em Documentario para Cinema e Tv Orientadores Suecos

Curso Interpretação para o Teatro Musical com Cadu Witter

Curso Introdução a Musicais com Fernando Grecco

Curso Liberdade Liberdade com Johanna Albuquerque

Curso Paixões Humanas uma Breve História do Teatro Ocidental Hugo Coelho

Curso Teatro de Animação com Lilian Guerran e Zhe Gomes

Curso um Minuto de Falso Naturalismo com Lulu Pavarin

Palestra o Teatro Infantojuvenil Contemporâneo na Dinamarca

Adriano Mauriz

Roda de Conversa Dinheiro e Poder