SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

programa kairós

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Programa Kairós Edições anteriores Guia intercambistas Formulário de Averiguação de Irregularidades Modelo do Relatório Mensal de Atividades Bolsa Oportunidade – Lista de Habilitados – Agendamentos

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco formatou o Programa Kairós, um dos três pilares desta Instituição.


O Programa Kairós é responsável pela efetivação de uma das principais características da SP Escola de Teatro, o seu olhar humanista sobre os sujeitos que a integram. Esse cuidado abrange não apenas os aprendizes, mas também os egressos por meio de ações de acompanhamento da trajetória profissional após formação. Partindo dessa visão, a sociabilidade é articulada sobre vetores educacionais sustentáveis.


O olhar humanista a que se propõe, ultrapassa a simples ideia de auxílio financeiro aos mais desfavorecidos economicamente. Uma das propostas é estabelecer articulaçõesentre a arte e a comunidade/sociedade, em processos que buscam uma concepção ampliada de arte com proposições críticas e criativas, ações que aproximem os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos. Busca, também, processos colaborativos com outras organizações, na tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana.


Uma de suas principais ações é a concessão da bolsa-auxílio chamada Bolsa-Oportunidade. Além de conceder este benefício, o Programa Kairós promove ações como elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os aprendizes da Escola, colocação profissional para aprendizes em formação e egressos, intercâmbios culturais – nacionais e internacionais –, e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.

 

Kairós na Mitologia Grega

 

Na mitologia grega, Kairós é o deus da oportunidade; significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro se refere ao tempo cronológico, o último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. A imagem que o sintetiza é a do garoto de cabelo de fogo que passava rápido diante dos olhos das pessoas. Súbito, o desafio daqueles que o viam era agarrá-lo.

 

 

Ações do Programa Kairós

 

- Ação: Bolsa-Oportunidade;

Com ela, os aprendizes podem suprir parte de suas necessidades, como transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Para tanto, os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida.

 

- Ação: Integração Social;

A integração social proposta pela SP Escola de Teatro se dará por meio da disponibilização de no mínimo três vagas no quadro de colaboradores da Instituição destinadas a pessoas provenientes de programas sociais.

 

- Ação: Intercâmbios Culturais;

Programa que fomenta a troca de culturas e conhecimentos, fundamental para o desenvolvimento qualitativo dacriação artística e, por consequência, para a formação de seus aprendizes.

Serão realizadas parcerias com diferentes equipamentos nacionais e internacionais, fomentando diálogos constantes entre aprendizes, estudantes, formadores, docentes, Escola, comunidade e coordenadores de diferentes escolas e centros de formação.

Entende-se por IntercâmbiosCulturais a participação em cursos, congressos, palestras, simpósios, mesas de discussão, vivências administrativas, pedagógicas, culturais e sociais.

 

- Ação: Colocação Profissional.

Essa ação pretende oferecercondições para a colocação profissional dos aprendizes. Para tanto, busca captar parcerias e demandas de ofertas de trabalho nas áreas de formação ofertadas pela Escola.

O objetivo principal é intermediar a contratação de aprendizes, disponibilizando seus currículos edivulgando as vagas de estágios e trabalhos artísticos ofertados pelas empresas e organizações parceiras.

 

 

- Ação: Pesquisas

O Programa Kairós valoriza a importância de verificação da efetividade e eficácia de suas ações e projetos. Frente aisso propôs a criação de uma plataforma de pesquisa, com profissionais da área das ciências sociais, que se debruçam sobre diferentes temas e questões pertinentes à Instituição.

Com a aplicação das pesquisas, a Instituição pretende uma análise reflexiva das ações, projetos, organização e políticas adotadas. Busca compreender o impacto de suas proposições nos envolvidos com o projeto e na comunidade circundante. A análise de resultados de cada pesquisa propicia o apontamento de caminhos para a melhoria das ações e projetos propostos pela SP Escola de Teatro.

 

- Ação: Captação de Recursos e Parcerias

Tem por objetivo obter fundos da iniciativa privada, empresas estatais e órgãos públicos para a realização de projetos que constam ou não do Plano de Trabalho da SP Escola de Teatro. Este processo também envolve o planejamento, a elaboração e a inscrição dos projetos em editais e leis de incentivo.

A ação visa ainda a criação de uma rede de relacionamentos com outras instituições para o desenvolvimento e ampliação de projetos e atividades propostas pela Instituição. Também se enquadram nesta ação os projetos e as atividades elaboradas em conjunto com os parceiros, inclusas as parcerias de estágio, intercâmbios e doações.

 

- Ação: Elaboração de Projetos Sociais e/ou Culturais

Tem por objetivo a elaboração, o planejamento e a execução de projetos que estimulem e promovam ações socioculturais. Procura trabalhar com propostas economicamente viáveis e interessantes do ponto de vista institucional e abarca projetos como workshops, palestras, oficinas, ciclos e mostras, entre outros.

Está prevista a criação de um site que facilitará a troca de informações, equipamentos, materiais e capital humano, para os profissionais das artes do espetáculo e entretenimento.

São elegíveis a esta ação todos os aprendizes regularmente matriculados na Escola, colaboradores e comunidade.

Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós
Programa Kairós

Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design