EN | ES

Programa Kairós

Publicado em: 27/01/2011 |

Com a chegada de 2011, o Programa Kairós da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai oferecer 200 Bolsas-Oportunidade, no valor de R$545,00 mensais,  para aprendizes em situação socioeconômica desfavorecida
 

Essa ação propicia aos aprendizes contemplados, a possibilidade de adquirir material técnico/pedagógico, freqüentar atividades e eventos culturais e subsidiar despesas com transporte e alimentação.
 

Segundo Cléo De Páris, coordenadora do Programa Kairós e de outros projetos especiais, a permanência ininterrupta desses aprendizes na Escola valida o processo de aprendizagem e inclusão cultural. “É com essa permanência que se acredita propiciar a formação de artistas/cidadãos com consciência reflexiva e, ao mesmo tempo, profissionais qualificados no campo teatral. Dessa maneira, o acesso à atividade teatral não se dá de forma assistencialista: ele é fundamentado no potencial criador de qualquer ser humano”, comenta.
 

Essa iniciativa compõe o quadro de projetos que pretendem propiciar a integração da Escola em redes sociais, tanto no sentido da viabilização econômica de suas ações – por meio de captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas – quanto na administração e distribuição desses recursos para atender aos objetivos da Escola e dos aprendizes.
 

As Bolsas-Oportunidade são concedidas pelo período de cinco (5) meses, para aprendizes devidamente matriculados nos Cursos Regulares da Escola e devem ser renovadas semestralmente, por meio de inscrições e entregas de documentos que comprovem situação econômica desfavorável do aprendiz.
 

Na mitologia grega, Kairós é o deus da oportunidade. Significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos tinham duas palavras para o tempo: Chronos e Kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, o último é um momento indeterminado no tempo onde algo especial acontece.  A imagem que o sintetiza é a do garoto de cabelo de fogo que passava rápido diante dos olhos das pessoas. Súbito, o desafio daqueles que o viam era agarrá-lo.
 

Para “agarrar” essa oportunidade, aprendizes interessados devem ficar atentos ao site da Escola (www.spescoladeteatro.org.br). Todas as informações referentes à Bolsa-Oportunidade estarão disponíveis no Edital, que será lançado em 31 de janeiro de 2010.