Principal
A Escola
Cursos
Regulares
Difusão
Cultural
Território
Cultural
Programa
Kairós
Agenda
Imprensa
Notícias
Enciclopédia
do Teatro
Galeria
Multimídia
InDica
Agenda
Setembro
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9
10 11
12
13 14 15
16
17 18
19
20 21 22 23
24 25
26
27
28 29 30
Data Marcada
Coxia - Informativo Semanal
Cadastre-se para receber o Informativo semanal da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco.
Nome |
Email |
Ecum - Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas
Enciclopédias Virtual do Teatro Brasileiro
Aprendizes em Foco
Formadores
Galeria Virtual
Homenagem a Alberto Guzik
Notícias
27/07/2010
Palco iluminado: Uma conquista e uma vitória


Foram 60 refletores comandados por uma equipe de 10 aprendizes do Curso de Iluminação da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que criaram, por meio de efeitos de luz e cor, o clima da montagem de “Morte e Vida Severina”, encenada por mais de 40 atores, integrantes da Oficina de Teatro Brasileiro da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi.


Com direção geral de Móises Miastkwosky, a adaptação do espetáculo de João Cabral de Melo Neto teve como foco o regionalismo e sua importância na busca de uma identidade estética e dramatúrgica. Por meio dessas motivações, a montagem foi desenvolvida por um coletivo de jovens artistas, entre os dias 24 e 26 de julho na Oficina Cultural no Bairro do Brás, que, também, é sede provisória da SP Escola de Teatro.
 

A atriz Letícia Yumi Benetti da Silva relatou que ficou impressionada com a produção dos aprendizes. “Foi a primeira vez que participei de uma grande montagem, e só via o aprimoramento da luz a cada espetáculo. A iluminação foi de arrasar”, revela.


Cida Almeida, coordenadora da Oficina Amácio Mazzaropi, revelou que unir o trabalho de alunos da Oficina com aprendizes da SP Escola era um desejo antigo. “A luz foi linda! Achei perfeita a interação entre os 48 atores e a equipe técnica.”


O público também aprovou. “Achei que a luz trouxe visibilidade para a expressão dos artistas, adorei”, diz Luci de Oliveira Alves. José Renato, que foi assistir ao trabalho de duas colegas, considerou que as cores foram um diferencial na iluminação “não sou especialista, mas percebi que as tonalidades de amarelo e azul ficaram ótimas, deixaram a montagem elaborada”, afirma.

 

Arnaldo Santini, Caca Tosta, Celso Linck, David Felipe, Igor Oliveira, Ivan Santos, Joy Ribeiro, Luana Belem, Marcel Masson e Marcelo Bello, foram os aprendizes que trouxeram luzes e cor para “Morte e Vida Severina”. “O primeiro critério para participar da equipe de iluminação foi ser, entre os colegas, o menos experiente. A ideia foi colocar em prática, num período mais longo que o Experimento, tudo o que aprendemos durante o semestre no curso”, afirma Marcel Masson.


Marcel e David, ao verem os ensaios para o espetáculo, se interessaram pelo projeto e, juntos, deram o primeiro passo para estabelecer parceria com o grupo. “Nós vimos os ensaios, procuramos o Móises e oferecemos a parceria. Ele topou na hora”, afirma David.


Segundo os aprendizes, foram de três semanas de trabalho na elaboração do mapa de iluminação e seleção de equipamentos.  E, apesar de sempre parecer difícil, eles não desistiram do desafio de iluminar o espetáculo. “Nós levantamos a iluminação e afinamos a luz em um dia. Depois, cobrimos o equipamento com lona e tudo perdeu os ajustes. Tivemos que refazer o trabalho a cada dia.” A aprendiz Joyce Ribeiro, no apagar da luzes, revelou que a experiência foi um misto de alivio e surpresa, “Cada refletor que acendia era um vitória.”


Os aprendizes montaram um blog para relatar as experiências na montagem e também, possuem o twitter @_sigaaluz para contar o seu cotidiano. Para saber mais basta acessar: www.experimentoluz.blogspot.com


Texto e Fotos: Renata Forato
 

SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco
27/07/2010
Publique/Compartilhe
| Mais
Conteúdo Relacionado
Fotos
Mais Notícias
SP ESCOLA DE TEATRO

Menu Principal


A Escola
Cursos Regulares
Difusão Cultural
Território Cultural
Programa Kairós
Agenda
Imprensa
Notícias
Formadores
Aprendizes em Foco
Enciclopédia do Teatro
Galeria Multimídia
Galeria Virtual
Homenagem a Alberto Guzik

Cursos Regulares


Atuação
Cenografia e Figurino
Direção
Dramaturgia
Humor
Iluminação
Sonoplastia
Técnicas de Palco

Endereço e E-mails


SP Escola de Teatro
Avenida Rangel Pestana 2.401
Brás - São Paulo SP
CEP 03001-000
Tel: 11 2292.7988 | 2292.8143

info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br

WebMail

Creative Commons
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros. Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Desenvolvimento de Sites Qube Design