SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

notícias

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
14/06/2012

Projeto Escola Vermelha

No inverno, as doações de sangue costumam despencar

No inverno, as doações de sangue costumam despencar

Como bem lembrou Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em texto publicado aqui no portal, a Instituição, além de desenvolver ações pela sustentabilidade e pelo meio ambiente, como o Projeto Escola Verde, também pensa nas relações humanas, que expressam a conscientização que a Escola tem perante a sociedade. “São contribuições que podem proporcionar mudanças não apenas em seu território, mas em todo seu entorno”, observou Ivam.

Pensando nisso, acaba de ser lançado na SP Escola de Teatro o Projeto Escola Vermelha, que visa incentivar a doação de sangue de funcionários, formadores e aprendizes para a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo. E a ação vem bem a calhar. Afinal, hoje (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue!

A ideia da Escola Vermelha surgiu da notícia, veiculada em jornais e TVs de todo o País, sobre o fato de que, no inverno, as doações de sangue costumam despencar. Neste ano, a situação está mais crítica ainda. A Santa Casa, por exemplo, está operando com 30% do estoque de seu Banco de Sangue. E o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já deu sinal de alerta sobre o assunto.

Assim, convocamos aprendizes, formadores e funcionários da SP Escola de Teatro para doarem sangue. Como? Aqui mesmo na Escola. A Fundação Pró-Sangue tem um programa chamado serviço de coleta externa, disponibilizado por meio de agendamento prévio. Para receber o programa aqui na Escola, é imprescindível reunir grupos a partir de cem pessoas.

Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

Para doar sangue é preciso:

- Estar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

 - Pesar no mínimo 50 quilos.

 - Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

 - Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Impedimentos temporários:


-  Resfriado: aguardar 7 dias.

- Gravidez.

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

 - Tatuagem nos últimos 12 meses.

 - Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Os interessados em doar sangue devem atentar para os pré-requisitos acima e enviar e-mail para escolavermelha@spescoladeteatro.org.br.


                                                                                                                                                         Texto: Majô Levenstein


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design