SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

extensão cultural

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Cursos:
Finalizados
Sobre os Cursos Extensão Cultural 2017 Extensão Cultural 2016 Extensão Cultural 2015 Extensão Cultural 2014 Extensão Cultural 2013 Extensão Cultural 2012 Extensão Cultural 2011 Extensão Cultural 2010
Ateliê de números circense - direção
Atualizado em: 18/11/2016
Orientadores: Camila Turim e Ricardo Rodrigues

Objetivo:
O curso de “Ateliê de Números” visa orientar artistas em seus números circenses. Os candidatos deverão apresentar no momento da inscrição a descrição do número, indicando as modalidades utilizadas para sua concepção e execução (aéreo – solo – acrobacia – palhaçaria – equilíbrio). Levando em consideração a premissa de ‘artistas que formam artistas’ buscamos com este curso alcançar a excelência do número circense, onde a orientação será preparada conforme a necessidade de cada artista/número e o diagnóstico do orientador com uma visão abrangente sobre o processo de pesquisa e seu resultado na cena.

 

Camila Turim
Camila Turim é atriz, professora de interpretação, movimento e improviso, graduada em Comunicação Social na PUC-SP. Recentemente produziu e atuou em Mulheres Profundas/ Animais Superficiais de Howard Barker (2014/2015) e no momento ensaia o peça O Corpo da Mulher Como Campo de Batalha de Matei Visniec (com estreia prevista para 2017). Trabalhou com o Grupo Tapa e o CPT com coordenação de Antunes Filho. No CPT desenvolveu pesquisa sobre teatro performático que resultou no espetáculo Balaio (2012/2013). Junto ao Grupo Tapa atuou nos espetáculos A Mandrágora de Nicolau Maquiavel e direção de Eduardo Tolentino de Araujo(2008 a 2011) e As Viúvas de Arthur de Azevedo e direção de Sandra Corveloni (2010/2011) .
Também atuou e produziu os espetáculos do Teatro do Incêndio, Todos os Homens Notáveis (2006), texto e direção de Marcelo Marcus Fonseca,A Boa Alma de Setsuan (2005), de Bertolt Brecht e direção de Marcelo M. Fonseca e Odile (2003), com texto e direção de Marcelo M. Fonseca.
Dedicou se a pesquisa do teatro físico e dança teatro respectivamente nos espetáculos Sagrada Família de Fernando Bonassi e direção de Bru Palmieri (2002/ 2003) e Espasmos Urbanos com o Grupo Artesão do Corpo, direção de Mirtes Calheiros (1999 a 2001).

 

Ricardo Rodrigues
Ator e Circense. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas em 1996 e Especialista em Técnicas Aéreas Circenses desde 1999.
Fundador da Cia Solas de Vento, em parceria com Bruno Rudolf, que experimenta a linguagem circense aliada ao teatro e à dança. Seu repertório já foi contemplado pelas premiações APCA e FEMSA e CPT. 

Trabalhou com os diretores Antonio Januzelli Jano, Carla Candiotto, Cristiane Paoli Quito, Debora Dubois, Eric Nowinski, Adriana Grechi, Kris Niklison, Antonio Abujamra, Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Jairo Matos, Mark Bromilow, Naum Alves de Souza, Rodrigo Matheus e Sandro Borelli.
Realizou parcerias com Circo Mínimo, Linhas Aéreas, Circo Zanni, Núcleo Artérias, Circo Fractais, Circo Vox, Acrobático Fratelli, Circo Nosotros e Central do Circo.
Atualmente circula com o repertório da Cia Solas de Vento pelo país e exterior.

 

Seleção: Os candidatos deverão apresentar no momento da inscrição, breve currículo e carta de intenção, contendo:
- descrição do número a ser orientado (5 a 10 linhas);
- em caso de números já existentes um vídeo (em DVD ou link no Youtube ou Vimeo);
- indicação de qual modalidade artística é predominante no número
(Malabares; Aéreo; Equilíbrio; Palhaço; Solo ou Mista, combinando mais de uma área);
- quantidade de pessoas que compõe o número (podem ter de 01 a 06 pessoas, todos devem estar inscritos no curso)
- os números deverão ter entre 05 e 15 minutos.

 

Público alvo: Alunos e artistas circenses que queiram aprimorar seus números já existentes e/ou números em processo de criação.

De 21 de novembro a 14 de dezembro de 2016
De segundas à sexta-feira, das 19h às 22h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210

Cronograma das Inscrições

Inscrições: 27/10 a 16/11
Divulgação aprovados e matrículas:18/11

Confirmação

Os inscritos receberão um e-mail de confirmação. Como as vagas são limitadas, as inscrições serão aceitas por ordem de chegada.


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design