Archive for » outubro, 2013 «

Cotoca !!

Hoy, 27/10 domingo fuimos a ciudad de Catoca . Essa cidade leva o nome de uma santa “a virgem de Cotoca” e por todas as ruas da cidade encontramos religiosos que fazem as sua preces a virgem  em seu Santuário .É possível encontrar também em Cotoca  um grande comercio em artesanato e comida tipicas. Es  mucho bella la ciudad.  

Na foto a imagem da virgem de Cotoca.

DSC04452

Sabadão!!!

Sabadão !!! Galera ….

Dia de experimento ai e dia de estudo aqui até as três da tarde . Hoje 26/10 aulas de interpretação, francês e biodinâmica  faz um sol demasiadamente insuportável em Santa Cruz e isso parece estender o tempo, parece que as horas não passam . Penso no Brasil , penso no experimento e volto minha atenção para aula. E hoje não sei o que escrever só que foi um dia de pensamentos, de pensamentos muy lejos, muy lejos…… Louianne Ribeiro.

Foto da Igreja ao lado da escola .

DSC04490

… Viernes !!

Olá galera da SP …
Viernes, 25/10 dia aqui na escola de dançar e de aprender um pouco mais sobre a Historia do Teatro. Estamos conversando sobre o movimento simbolista e também sobre dramaturgos e suas obras teatrais que fazem parte desse universo como; Maurice Maertelinck e Paul Claudel. Fiquei pensando nesse movimento e nestes dramaturgos que para mim escrevem “obras de atmosferas” pois sempre há um conflito entre seus personagens que as vezes é externo a eles, mas que ao mesmo tempo os afetam, parece que algo vai acontecer e nada acontece,  só se tem indícios dos acontecimentos que são os símbolos como por exemplo; um cachorro late , um bebe chora, criando assim algo ao redor dos personagens que se  configura  como sendo esta  atmosfera. E acredito que este deve ser o universo explorado pela Luz, dar indícios de que algo aconteceu mas não revelar este algo, buscar concretizar estas atmosferas criada pelos símbolos, já que a iluminação também é um .
Bem, as aulas de Historia do Teatro sempre tem nos levado a pensar nos elementos de cena e nessa possibilidade de criação a partir dos indícios dramatúrgicos  não somente do texto em si mais daquilo que se esconde entre as “entre linhas” . tchau … Louianne Ribeiro                                                                Me encanta esses quadros espalhados pela escola !!

IMG_20131028_173206                  IMG_20131028_173321

 

Jueves!!

Olá galera da SP…
Hoy, jueves 24/10 tivemos nossa primeira aula de Kung Fu é foi bem tenso pois requer muita disciplina e movimentos precisos. É bem difícil fazer esta aula,  uma por que nunca havia feito nenhuma arte marcial e por que o grupo esta avançando .
Contudo, este dia foi produtivo pelo fato de que tivemos aula de interpretação e fizemos o treinamento normalmente com os alunos mas pela primeira vez vimos a estrutura construída por eles com base no texto “Para acabar com o Juízo de Deus”. Observamos o trabalho e ao final conversamos sobre essa estrutura que explora ao nosso senso comum a figura da mulher que “dá a luz” e cria o homem para viver oprimida pelo mesmo, observamos também que essa estrutura acontece em um lugar “EL COLE”,  um colégio onde meninos brincam de enlatar seus espermas.
Enfim, depois dessa conversa e deste “lugar” pré definido que porém se transformam em outros, ficou estabelecido que levaríamos proposta de iluminação mas que também ajudaríamos a professora Glenda há articular a “fotografia das cenas “, semana que vem todos vamos levar objetos, figurinos e propostas para começar a fechar este exercício cênico.  tchau Louianne Ribeiro

Na foto um quadro de Artaud

artaud1-781248

Miércoles !!

Oi SP…
Hoje, 23/10 iniciamos nossos estudos com aula de Acrobacia (morri ! dois dias em seguidos não da rs…!!). Mas,  hoje também tivemos uma aula da qual gostei muito Pedagogia, essa matéria também é nova para os alunos do segundo ano e o bom é que iremos
conhecer o conteúdo juntos.

A aula de pedagogia será centrada na organização de conteúdos teatrais, para que possamos construir uma didática na qual possamos aplica-la ou melhor ensina-la. Iremos aprender a como usar nossos conhecimentos e repassa-los.  Organizaremos oficinas de teatro para exercitar e encontrar uma forma pedagógica adequada a cada um. Creio que será muito produtivo poder saber explicar e aplicar nosso conhecimento em iluminação de forma mais organizada e eficaz . “Me gusta la pedagogia” . tchau Louianne Ribeiro

Um pouco mais de Acrobacia !! 

DSC04393

Martes !

Hoje,  22/10 tivemos nossa primeira aula de Acrobacia que seria ai no Brasil uma aula de circo , suamos ao tentar executar cada exercício, por que todos os alunos estão bem avençados  e acompanhar seu ritmo não esta sendo fácil .Antes dessa aula, tivemos a que  já  é para mim  a melhor de todas Yoga , nunca me senti tão bem e relaxada,  pensei em São Paulo e na correria do dia a dia , no passo apressado das pessoas  que quase pisoteavam umas as outras, parei de pensar e respirei (rs, rs!!) … coisa boa essa aula.

Na foto Alana , aluna do segundo ano .   tchau Louianne  Ribeiro

DSC04392

 

Técnica !!

Olá galera da SP …
Hoje, 21/10 iniciamos os nossos estudos com  uma aula pratica; Biodinâmica  que tem como base os princípios da  pantomima e também da Biomecânica e logo depois aula de canto.
Fazer estas aulas com os alunos tem me trazido  entendimento de como funciona a pedagogia aqui da escola, como cada matéria é articulada para que o corpo dos atores entenda e transforme a técnica em “presença cênica”.  Escuto muito por aqui “é preciso humanizar a técnica, deixar somente seus princípios no corpo. E penso que é como criar uma iluminação se eu não tenho o domínio  da técnica  se não sei para que cada refletor serve não consigo transformar suas propriedades de luz em atmosfera, espaço ,  lugar , volume  e etc…  não consigo fazer a ponte por meio da iluminação entre publico, ator e historia da obra teatral .
Tchau Louianne Ribeiro…  Todos  os dias um pouco mais do mesmo – Espanhol

DSC04371

 

Domingo !!!

Olá galera da SP…

Domingo 20/10 dia de estudo por aqui, um pouco de tudo ; de espanhol, francês e historia do teatro … Tento manter a atenção, pois hoje aqui no prédio acontece uma quermeze para arrecadar dinheiro para a manutenção do mesmo, e a música por aqui esta bem alta …me senti no Brasil, nossa música aqui é bem vinda pena que não é das melhores (rs!!) tchau Louianne  Ribeiro .

 

Hum!! Olha esse céu 

DSC04348

Sábado !!

Olá galera da SP …

Hoje, dia 19/10 (sábado) passaremos quase o dia toda na escola , nossas aulas irão até três da tarde e começaremos com a aula de interpretação teatral. Nesse modulo eles irão retornar as “partituras” criadas no modulo anterior com base no texto de Artuad “Para acabar com Juízo de Deus “.
Faremos a aula de interpretação normalmente com os alunos mas nosso trabalho consiste em ajuda-los na continuação deste exercício que resultará em algumas cenas em grupo , pensando e criando juntos com cada grupo uma iluminação e uma cenografia .
Então o trabalho no domingo é estudar um pouco mais sobre Artuad e ler o texto para começarmos a travar um dialogo com cada grupo e levar proposta de luz .
Bom, a foto ai em baixo e do nosso exercício de Francês – ah! não esta sendo fácil ter que estudar francês e quando a professora vai explicar a explicação é em espanhol mas hoje foi bem divertido eu só não posso afirma que aprendi tudo (rs!!) tchau Louianne Ribeiro.

Órfãos!! :(

Olá Galera da SP. …

Hoje 18/10 é nosso primeiro dia órfãos na Bolívia, Grissel e Igor voltaram para o Brasil deixando-nos a responsabilidade de continuar o trabalho que aqui foi desenvolvido .
Frequentaremos as aulas regulares do segundo ano isso inclui faze-las, e a tarde iniciaremos uma mesa de estudo com os alunos que tiverem interesse em aprender um pouco mais sobre iluminação a partir da semana que vem .
Hoje, nossa primeira aula foi de Ballet Clássico e depois Historia do teatro e escutando o professor falar tive a impressão de que eles ainda tem aqui uma visão de teatro muito centrada na figura do diretor e no texto teatral, contudo esta também é uma forma de se pensar e fazer teatro .

 Foto da Biblioteca da Escola aonde acontece as aulas de Historia do Teatro … Tchau .. Louianne Ribeiro.

DSC04353