Aprovados

Atuação


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Aisha Mbikila Garcia Fikula

    Na minha opinião o teatro sucessivamente é um veiculo de contato, informação, resistência entre outros abordagens que vão desde a posição política a composição identitária.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Artur Maia de Paiva

    Me parece que, mais do que nunca, o teatro faz-se fundamental em um processo de provocar reflexões sobre nosso lugar no mundo e sobre como andam as coisas. Mais do que um teatro que dá respostas ou mero entretenimento passivo para o público, seu papel é questionar, apontar questões, tirar o público do lugar de expectador apenas, considerando-o como sujeito pensante e ativo. Engajamento com as questões de nosso tempo é indispensável, questões sociais, afetivas, políticas, existenciais, etc.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Bruna Baptista Brignol Pacheco

    Acredito que uma das funções do teatro seja contar uma história de forma recortada e urgente, dilatando questões sociais ou pessoais, de forma universal, para gerar no espectador experiência ou reflexão. Principalmente sobre assuntos dormentes do cotidiano, entregando ao espectador um possível novo ponto de vista sobre o tema a ser tratado.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Eduardo de Oliveira de Carvalho

    Contribuir ativamente na formação sócio cultural de um indivíduo, transformando e ampliando o senso critico e moral.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Elizabeth Sofia Serafim

    O teatro é uma ferramenta de expressão, protesto. Através do teatro, arte, podemos manifestar, propagar e defender idéias.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Leonardo de Sá Fernandes

    Instaurar debate público. Fazer o mundo olhar para si mesmo e refletir sobre sua prática cotidiana quando se vê representado e estilizado no placo. Colocar questões, apontar contradições, entreter e divertir. Ousar falar sério. Nunca dar as regras ou as soluções.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Luiza Fonseca Kehdi

    O teatro atualmente, mais do que nunca, carrega o processo de reflexão e resistência. Resistência ao mundo do imediato e efêmero, em meio as mais novas tecnologias. Reflexão pois é um palco da vida, tanto para o artista como para quem o assiste; local de identificação, atenção e do sentimento. E tudo isso das mais diversas formas.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Olívia Ferraz do Amaral de Sá Rocha

    Resistência. Deixar claro o que é omitido e fazer com que as pessoas visitem sensações já sentidas, ou não, e as transformem de diferentes maneiras.

Aprovados

Cenografia e Figurino


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ADRIANA BARRETO COSTA PEREIRA

    Acredito que o teatro, assim como todos os caminhos artísticos é um campo de conhecimento e criação específico que além de suas fronteiras, possui a particularidade e liberdade de se posicionar diante da realidade, criticando, comentando, enriquecendo e produzindo vias de desvio para o questionamento do status quo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    BÁRBARA CONCEIÇÃO MARCELINO FELIPE

    Nos tornar mais conscientes, mais humanos e mais críticos. Acredito que o teatro tem o poder de nos mostrar a realidade e também de nos fazer fugir dela.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CAROLINA FARAT

    O teatro tem o papel nobre de expressar a vida ainda com o poder de fugir de uma linguagem muito comercial que se espalha pelas manifestações artísticas mais populares. Dessa forma nos aproxima da essência mais pura da arte e nos leva a refletir, contemplar e questionar a existência.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CÁSSIO JOSÉ LIMA GOUVÊA NOGUEIRA

    Atualmente, o papel do teatro é manter-se vivo. Mantendo assim a proximidade, não só física, com o público. Não deixar que morram as experiências, emoções e sensações únicas. Sobreviver, vivendo. Carregar um discurso apaixonado, cheio de dor. Proporcionar o limite, o “tocar” na cena, com os olhos de quem assiste. Sobreviver e nos deixar viver.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    DORA FERREIRA CAMPANELLA DE OLIVEIRA

    O papel do teatro atualmente é o de romper com as barreiras da virtualidade. Tudo é feito através das telas, sejam elas telas de computador, celular, cinema... O teatro é um mecanismo de quebra dessa barreira. O contato ao vivo, o toque, o timbre de voz são coisas a serem desfrutadas ao vivo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    GABRIELA RINALDI DE MOURA

    O teatro atualmente, através da função de diversos elementos, como cenário, texto, iluminação, sonoplastia, entre outros, traz para o expectador novos olhares e novas perspectivas, sentimentos, reflexões e questionamentos. Quem vai ao teatro hoje, não reflete e cria novas opiniões no momento do espetáculo em si, mas também, durante tempos depois.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ITALO IAGO ALMEIDA SANTOS

    Atualmente o papel do teatro pode ser definido como um fator social que possibilita entretenimento e acima de tudo, forma de abordar criticamente o mundo em que vivemos, levando aos espectadores uma ideia ou questionamente direta ou indiretamente.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    JOANA CAROLINE CALDAS FRAZÃO

    No meu ponto de vista o teatro tem as vertentes do entretenimento e formação cultural. Pode contribuir para desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade, e dependendo do indivíduo o teatro pode se tornar um pilar em sua formação e opinião.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LAÍS PERINI DE OLIVEIRA

    Realizar obras que instiguem o pensamento crítico acerca do mundo no momento em que vivemos atualmente e abrir espaço para discussões.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LEANDRO VINÍCIUS DIAS CASTRO

    Ser sinal de denúncia, de vir a ser, de esperança. Talvez uma sombra dos tempos, um retrato crítico (que discute) a sociedade, a cultura, a arte e o próprio ser humano. Como poética, pode ser entendido como exercício sensível para criação de outros lugares.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LENNIN MODESTO DE ALMEIDA

    Tem o papel de educar, ensinar, divertir, reumanizar o ser humano e a sociedade, possibilitando-o refletir sobre o que vive atualmente.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LUAN TOLOMEOTTI DE SOUZA

    O papel do teatro além de informar, dissemina a arte de uma forma incrível e sensível, deixando a imaginação fluir da melhor forma possível.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Marcela de Andrade Barbosa

    Para além da representação e da arte pela arte, vejo o teatro como um importante instrumento político e contestador dos valores e de toda a conjuntura social, sobretudo atualmente. Teatro é entretenimento crítico e forma coletiva de pensar a sociedade, contar e fazer história, despertar emoções e reflexões..

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Milena Pereira Barbosa

    Atualmente, o teatro tem tido muita importância nos meios sociais como forma de amenizar um processo doloroso de revolução e desorganização que a população vem vivendo. É uma forma de cultura e entretenimento necessária nos momentos atuais e futuros.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Priscila Soares dos Santos

    Atualmente, o teatro tem ocupado um papel de especulação e representação da sociedade moderna. Cada vez mais, podemos notar, inclusive por releituras, o quão inserido estão os clássicos no cotidiano. Despertar o olhar, provocar a reflexão e inundar o sujeito passivo de possibilidades para seu favorecimento no meio em que vive pode ser a chave para a evolução antropológica.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Rafael dos Santos Gimenez

    O papel do teatro atualmente é o de provocador, levantador de questões e reflexões. É o meio, e não o fim, de se chegar em algum conhecimento.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Thalita Silva Giachetti

    Difícil dizer qual é o papel do teatro, da arte no geral. Antes tínhamos uma visão aparentemente bem clara das funções artísticas na sociedade, hoje parece que convivemos diariamente com o teatro mudando de personagens e cenas o tempo todo na vida.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Thayan Venturini

    Atualmente, o papel do teatro é questionar a sociedade colocando em cena aquilo que é considerado tradicional e desconstruindo posteriormente, levando o público a repensar aquilo que é proposto no palco.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Yasmin Abrahão Árabe

    O papel do teatro atualmente vai além do entretenimento. É uma forma de transformar pensamentos em arte. Hoje, com a desigualdade de um mundo acelerado, o teatro tem como uma das funções unir a sociedade e fazer as pessoas refletirem questões sociais, se sensibilizarem e agir em prol de uma comunidade.

Aprovados

Direção


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ALEPH NALDI MARTINS SILVA

    Acredito que o teatro bem se caracteriza quando se entrega ao papel de ser “meio”. Ele se entende, enquanto “meio”, como parte de uma engrenagem dialética que se nutre da comunhão. Num panorama histórico de fluidez conservadora, por vezes se luta para uma dissociação entre as ações humanas e seu cunho político. O teatro serve para sempre negar isso.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    AUGUSTO BARALDI RAMOS DUARTE BISPO

    Fomentar o máximo possível de cultura, filosofia e entretenimento para que, diante de tudo isso, possa alcançar um público que se identifique.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CARLOS ALBERTO FERREIRA ROSA

    Despertar as pessoas (gente de teatro e espectadores) para a vida real.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CARLOS SANCHEZ FAVALLI JUNIOR

    Como o papel das artes todas, o papel do teatro é o de investigar e buscar sentidos. O diferencial do teatro é que o trabalho se inicia da prática, do corpo, dos sentidos que buscam sentido, sentir e perceber o mundo, o outro, o político e o social, o individual e o comum. U papel do teatro ainda é o de horizontalizar, de entregar, problematizar e propor.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FABRICIA BARBOSA COELHO

    Apontar falhas em nossa sociedade e humanidade e dar vazão à luz sobre formas para melhorar e curar nosso meio por vezes tão doente. Informar.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FERNANDA CÔRTES ANTUNES WURMBAUER

    Para além das condições didáticas e de compreensão de mundo que acompanham o teatro desde sempre, o teatro de hoje tem funções políticas, no sentido de gerar questionamentos e mudanças, além de ser a possível ponte entre o terrorismo e a poesia aplicadas às situações atuais.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    GABRIEL SOUZA ESTRELA

    Acredito que o papel do teatro seja promover o engajamento de plateias em questões que se façam relevantes a tal comunidade. Tirar da inércia, promover ação. Através do teatro podemos fazer um convite muito mais direto e envolvente uma vez que todos os elementos atuam no presente e não apenas como registros.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    HEMIU DE ARAUJO RUSZACK

    Mostrar através da arte o que o mundo não vê.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    HUGO CARVALHO

    Apesar da característica multiforme que o teatro possui, a coletividade e o seu papel político são para mim as urgências mais latentes. Como compreende Anne Bogart, “teatro é um ato de resistência” e fazer arte já é alcançar a utopia.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    INGRID DE ARRUDA LEITE

    Discutir e mostrar através de uma outra ótica os problemas da sociedade atual para que os espectadores reflitam sobre e consigam buscar um caminho perto de uma solução que diminua esses problemas.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ISAAC DE FARIA RUY

    O teatro continua com sua função de provocar, de questionar e instigar às reflexões sobre a sociedade na qual está inserido e/ou sobre o próprio “eu”, dentro da subjetividade do público e do artista. Mas, hoje, com o avanço da impessoalidade e falta de empatia, se faz mais necessário ainda. Além disso, o teatro, enquanto expressão artística, está aí para retirar o público do lugar comum e desencadear mudanças estéticas e percepções diferentes da realidade.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LAIZA FERNANDA DOS SANTOS OLIVEIRA a

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    MARCELLO DOS SANTOS SAMPAIO

    Discursar com o íntimo do ser humano e suas atrocidades.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    PEDRO PETRA MONTICELLI

    Gerar discussão por meio de novas ideias filosóficas e estéticas sobre os temas mais caros à sociedade.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    RICARDO PITANGA AGASSI

    Mostrar através da arte o que o mundo não vê.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    TAINÁ BARRIONUEVO BUSATO FEITOSA

    O teatro consolida e entrega ao público, de maneira lúdica, uma visão crítica, porém sem julgamento de assuntos contemporâneos. Estimula que a sociedade se questione e critique seu entorno, deixe de ser passiva perante o que lhe é imposto. O teatro, ou peça, o ator que não incomoda, não faz se papel direito.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    THIAGO DOMINGUES

    Dar voz a questões sociais que não são valorizadas pela grande imprensa, encantar ou chocar através de obras históricas e ser memória, para que a humanidade não esqueça sua história.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    TIAGO GONDIM COSTA DE OLIVEIRA

    Continua sendo um meio de formação pedagógico, intelectual e educativo na sociedade. Com todas as circunstâncias contrárias à sua execução, é uma arte de resistência e persistência.

Aprovados

Dramaturgia


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    BRENO SOUZA GOMES

    Vivemos em tempos de extremos, onde todo e qualquer discurso pode se tornar perigoso. Acredito em um teatro questionador, induzindo tanto quem faz como quem assiste, a repensar em si mesmo, no outro, na sociedade e em tudo que nos liga ou nos separa. Para que consigamos avançar enquanto indivíduos e coletivo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    GIOVANNA DE MOURA ROCHA LIMA

    Penso que o papel do teatro atualmente é provocar reflexões por meio do entretenimento, proporcionando espaços e momentos para início e consolidação de mudança social.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ISABELLA CRISTINA CORRÊA

    Acredito que atualmente o papel do teatro seja bastante semelhante com uma lente, em determinados momentos serve para dar foco em algo e aumenta-lo no seu máximo podendo melhor observar os detalhes, em outros momentos serve porém para nos afastar do objeto de estudo e coloca-lo longe, podendo com o distanciamento nos dar novas perspectivas sobre aquilo que observamos.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    JÚLIA ANDRADE BAPTISTA ZOCCHI

    Atualmente o teatro é capaz de assumir diversas funções na sociedade. Consegue entreter, contar histórias extraordinárias e fazer o público embarcar em uma viagem. Consegue educar, criticar e fazer questionar, com um texto ácido, com uma metáfora ou com um gesto específico. Na conjuntura atual, é possível perceber que enquanto o teatro e a arte resistirem, a liberdade de expressão sobreviverá.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LARA RIBEIRO DUARTE

    O teatro é uma ferramenta de expressão, protesto. Através do teatro, arte, podemos manifestar, propagar e defender idéias.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LUAN HENRIQUE DE CARVALHO

    Sempre acreditei no teatro como possibilidade de transformação social. O teatro é um espaço de construção coletiva e em tempos de neoliberalismos a coletividade é revolucionária: ouvir o outro, enxergar o mundo e respirar a poesia que há no outro, no mundo e em si.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    PEDRO PAULO DA SILVA

    Questionar qualquer função prática, qualquer papel imposto a ele. Questionar seu lugar na sociedade do entretenimento e do lazer empacotados. Não falar somente aos iniciados, mas também não ser ridiculamente didático, fraco e medíocre.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    SERGIO MOREIRA DE BRITO

    Não sei.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    WANDER TORRANO FLAUZINO BERNARDO

    Em um momento onde os discursos intolerantes abundam, o teatro se mostra indispensável por ser, antes de tudo, um exercício que envolve falar e, sobretudo, ouvir. A relação entre um homem e outro é o grande desafio desde sempre: a arte contribui, é peça fundamental para este processo civilizatório.

Aprovados

Humor


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Adrielly Monticelli Pucci

    O teatro é uma forte arma de luta e no momento atual que vivemos é muito importante usá-lo para transformar e formar opiniões.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Angélica Muller do Rego

    O teatro na atualidade é subversão capaz de ser usado como ferramenta política e muito responsável pelo que diz, é também tanto para quem o pratica ativa, ou passivamente, um espaço de troca e vivência coletiva.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Bruno Henrique Silvério Santos

    Vejo que o teatro desenvolve diversas funções, uma das que percebo a necessidade é o lugar em que o teatro espalha belezas. Outro ponto importantíssimo é o discurso político para a formação de cidadões e de humanos. O teatro possui um caráter transformador desde seu "início" e isso nunca pode ser perdido.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Caio André Castro Riveiro Serapião dos Santos

    Expressar e manifestar todas as funções de pensamento além de entreter, o teatro, para mim, tem sempre como fundamento passar uma mensagem ao público, fazendo com que o mesmo reflita.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Cleberson Dias Fernandes

    Bem, eu uso o teatro para ensinar, educar e principalmente questionar as pessoas sobre diversos assuntos. O teatro hoje você pode navegar em todas as áreas só depende da sua imaginação.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Evelyn Ramos da Silva

    Acredito que o teatro tenha o poder de denúncia social e representação da nossa realidade de formas livres que permitem diferentes linguagens, oferecendo ao público marcantes experiências.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Giovanna Paixão da Silva

    O teatro e suas vertentes sempre foram uma forma de linguagem. A era em que vivemos, e contemporânea, pede com que essa linguagem que é o teatro venha de forma a estabelecer e informar de forma nem sempre direta os casos e acasos do cotidiano causando assim uma reflexão do público, formando seres pensantes.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Guilherme Padilha do Lago

    Contar e mostrar fatos, ficções, histórias, figuras, inventar e recriar momentos. Comunicar-se através da cena, da conjunção do corpo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Jamile dos Santos Nunes

    No momento onde estamos agora o papel do teatro é alertar mas ao mesmo tempo ajudar as pessoas, acredito que o teatro forma opiniões sem e mostra um pouco da realidade que muitos não querem ver.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Joseane Cerqueira

    Servir como espelho social para provocar a reflexão e questionamento sobre o humano suas práticas e meio de vida. Mas também tem o papel de entreter (depende da escolha de quem realiza).

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Juliana dos Santos Gerais

    Apresentar pontos de vista a partir do "lúdico". E, com isso, levar o espectador quanto comunidade política, a expandir referências de seu universo particular.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Juliane de Almeida Silva

    Na minha opinião, o teatro é uma ferramenta social e política pela qual aprendemos a entender a sociedade em que vivemos. Através desse entendimento que se muda alguma coisa. E mudanças são muito necessárias atualmente.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Juliane Maria da Silva

    O teatro deve ser entendido sem exposição de vaidades de carinhos, cenários e figurinos bonitos. Teatro tem que ter conflito, antagonismo. Como toda criação artística, propicia educação e abre nossos olhos para o sensível, o mundo do autoconhecimento subjetivo, conexões que completam a construção do indivíduo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Larissa Cristina Cattelani

    O papel do teatro, assim como todo o meio artístico, é passar uma mensagem de reflexão, independentemente do tipo de categoria de informação.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Letícia Moraes

    Nossa essa pergunta é para uma conversa de horas... Ou, vou tentar ser o mais sucinta possível. Acho que o papel do teatro na vida das pessoas, além de criar bons atores, é de transformar (ou pelo menos lembrar) que somos humanos, onde existe uma troca (confiança) entrega entre os atores para com o público. O teatro é mágico, ele nos transporta para mil lugares e ao mesmo tempo estamos ali. Ele quebra paradigmas. Muitas pessoas acham que o teatro “usa” máscaras, mas eu penso que o teatro tira as máscaras, mostra a realidade como ela realmente é. No humor, eu consigo ser livre, fazer as pessoas rirem, nem que seja por poucos segundos e ao mesmo tempo fazer elas pensarem. Todos saímos da nossa zona de conforto.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Letícia Tancredo Soares

    Vejo o teatro como uma forma de comunicação e expressão. Podendo transmitir conhecimento e fazer com que as pessoas vejam sua realidade de outra forma.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Matheus de França Silva

    Vivenciar o cotidiano social e político de uma história ou personagem. Tem sido uma forma de expressar e informar.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Matheus de Oliveira Sales

    Acredito que no contexto atual o teatro tenha muitas funções, como, por exemplo, entreter, informar e representar algum contexto social e histórico. Trazer à tona um cenário real para os palcos é de cunho muito importante, principalmente pelo atual contexto político brasileiro.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Maurício Caetano da Silva

    Creio que o papel do teatro atualmente é o mesmo do que sempre foi: oferecer para a sociedade uma reflexão de si mesma, de maneira poética e lúdica. Assim, o teatro interrompe a rotina da vida e permite que o público e artistas experimentem suas rotinas cada vez de uma forma diferente.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Pedro Vinícius Silva Alexandre

    O papel do teatro atualmente é ser uma forma de militância política e sensível.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Pedro de Ulhôa Cintra

    Trazer reflexão, comunicar e unir. Ser o espelho de nossa época. E, através dos clássicos, tratar de questões humanas e sociológicas que se repetem com o passar do tempo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Rodrigo Cozzi Horta

    Na minha opinião, o teatro tem o papel de colocar uma lógica de vida, de valores em evidência, em pauta, em cena. Uma peça política, uma peça comercial ou uma comédia de costumes têm suas lógicas próprias, e seus valores se evidenciam no palco.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Tiago Ramos Pereira

    Vejo no teatro o papel de desestabilizador de visões, que denuncia e causa reflexões sobre o comportamento humano, suas inspirações políticas, sociais e culturais.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Vinicius da Conceição Santos

    Venho percebendo que ultimamente as peças de teatro abordam com maior foco e especificidade as ações e consequências do ser humano. Tendo como essa proposta a “situação de conflito”, as peças vão ganhando forma. Creio que atualmente o papel do teatro é refletir sobre a ação do indivíduo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Vitor Dias da Silva

    O teatro é uma ferramenta de transformação social e de incentivar reflexões. Tem como função expandir ideias e explorar nossa capacidade criativa.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    William Dias Nobre

    Atualmente, o teatro tem o papel de informar e questionar padrões e gêneros, contudo mostrar para o público que podemos viver numa sociedade menos machista, assassina e também fascista, mostrando, então, para o público qualquer interpretação na área de humor, drama, tragédia e comédia.

Aprovados

Iluminação


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ANDRÉ DE OLIVEIRA MUTTON

    Acredito que o papel do teatro é levantar questões que estimulem o pensar a respeito dos temas abordados e promover o senso crítico, interna e externamente.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ANTONIO CARLOS LARANJEIRA DA SILVA

    Como toda forma de arte, existe a necessidade no teatro de ir além do entretenimento puro. Lidando com a expressão, deve-se induzir à reflexão, criar base de pensamento crítico, mas sem excluir ou segregar o espectador que não possui o conhecimento teórico ou formal sobre o teatro.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ARIEL RODRIGUES DA SILVA

    O papel do teatro atualmente é desconstruir o que aprendemos, poder que, de todas as artes, só o teatro possui.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CYNTIA CORREIA PAIVA MONTEIRO

    O papel do teatro hoje é de resistência. Arte que enfrenta obstáculos diariamente, alimenta e faz respirar quem não pode ser outra coisa senão artistas. Estamos todos reexistindo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    DANILA DO CARMO MOURA

    Nos dias de hoje, cabe ao teatro o papel de não apenas transpor o público a outros universos por meio de narrativas, mas, principalmente, fazer as pessoas refletirem e analisarem criticamente a realidade que nos cerca. Teatro é consciência, deve ser feito para causar desconforto no mesmo grau que nos embarca ao delírio e à fantasia.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ELIEL IZIDRO DOS SANTOS

    O papel do teatro atualmente é informar e transformar as pessoas.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    GUSTAVO ZANELA

    Questionar a sociedade, seus comportamentos. Tocar em feridas, fazer as pessoas pensarem e repensarem sua existência. Ilustrar problemas, sugerir questionamentos.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    HELIO ALVES DA SILVA

    Entreter, informar, protestar.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    HERICK DE ALMEIDA DE SOUZA

    O teatro tem o papel de fazer pensar, de mostrar um ponto de vista nunca pensado ou muito pouco pensado. Tem papel de discussão, de crítica, de informação, além do entretenimento.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    JACKSON DOS SANTOS FERREIRA

    Discutir os problemas sociais, revelar a voz daqueles que são calados. E, principalmente, resgatar a essência do ser.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    KLEYSON DE SOUZA BARBOSA

    Se há um “papel” do teatro, acredito que seja o de ser um espaço de experiência e contatos com histórias e realidades que toquem, quer seja ludicamente, quer seja de forma transformadora. O teatro é o lugar dos encontros, do risco e do riso.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    MATHEUS BRANT DE CARVALHO

    Alargar e expandir possibilidades de relação entre pessoas e entendimento do mundo.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    NARA ZOCHER DE SOUZA

    Considerando os acontecimentos e ataques à cultura e à arte, teatro é lugar de resistência, guerrilha, fortalecimento contra o avanço da ideologia reacionária e liberalista.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    NICHOLAS MATHEUS SILVA DOS SANTOS MARTINS

    Para falar o que nunca deveria ser dito. Para deixar de sobreviver e começar a viver de verdade.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    RONALDO DOMINGOS DA SILVA

    Entretenimento. Conscientização. Mudança.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    THAMIRES ROCHA DE SOUZA

    Levar histórias, contar histórias por meio da arte.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    VIVIANE SANTOS DA SILVA

    Provocar mais do que nunca e, acima de tudo, trazer cada vez mais o novo, o possível e o impossível.

Aprovados

Sonoplastia


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Albert Jones

    O teatro exerce o papel de preservar e influenciar a cultura brasileira. Seu papel é criticar e abordar temas, sejam eles polêmicos e/ou filosóficos. O teatro é e sempre foi uma forma de arte atemporal.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Alberto Fernandes Júnior

    Acredito que foi e sempre será transmitir algo como sentimento, mensagens, reflexões etc. Com isso, fazer parte da memória e da vida das pessoas. Às vezes com a intenção de chocar, impactar, alertar, às vezes apenas sorrir e/ou entreter.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    Alexandre Maurício Martins Pereira

    Não vejo o teatro com apenas um papel, mas definitivamente o teatro que trabalha com a crítica social é o que mais me chama atenção e me interessa.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CARLOS ALEXANDRE GUIDA DE CAMARGO

    Comunicação entre artes, despertar o interesse da cultura em nosso país. O papel do teatro é trazer um novo conceito, quebrando todos os tabus em meio à sociedade, valorização do artista e o seu trabalho.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    EVERTON SOARES DE ARAÚJO FELIX

    Resistir. E enquanto linguagem, refletir o seu tempo. No caso, o agora.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FELIPE DA COSTA MORAES

    A iminência da vida, consciência e sentimento.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FERNANDA SAMPAIO ALMEIDA

    Na minha opinião, o papel do teatro atualmente é de intervenção.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FERNANDO ALVES

    Difundir e manter a arte e a cultura desde sua pureza mais ancestral e, por ser uma junção de várias artes, como a música, as interpretações e as diversas formas de despertar sentimentos e emoções, pontos de vista e indagações sem ter a necessidade de propagandas e responsabilidades com marcas, como ocorre na TV.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    FRANCISCO MATTOS BITTENCOURT

    Papel de transformação social, inclusão e tudo relacionado à crítica por meio da política.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    MURILO SOTRATI TAQUES

    O papel do teatro envolve vários elementos, cada um deles recebe mais ou menos ênfase, dependendo da proposta da peça. Enxergo estes elementos como sendo, não necessariamente em ordem de importância: agradar esteticamente ao público, levar o público e os artistas a passarem por sentimentos e pelo imaginário humano, unir pessoas para realizar projetos de interesse mútuo e oferecer novas visões de nós mesmos e de nossa realidade.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    NAYARA KONNO RODRIGUES

    Provocar a reflexão do público, comunicar, entreter, fazer o espectador sair do teatro com outras perspectivas do mundo que o cerca.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    PAULA REGINA SANTANA DE BARROS

    Na minha opinião, o teatro é para abrir sua mente para coisas que não estamos acostumados. É aprender, aceitar e, principalmente, respeitar o outro.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ROMULO VIEIRA BARBOSA

    Teatro é o reflexo do humano, trazendo suas mazelas, medos, sonhos e interesses..

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    VINICIUS RATTO ARABE

    Penso que o papel do teatro é transmitir algo vivo, inspirador. Uma ideia de mudança e uma abertura de pensamento e sensações. Trazer à vida a arte e tirar da arte a vida.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    WILLIAN CARVALHO DIMAS DIOGO

    A volta às sensações que emanam da carne e do palpável (e não virtual). A busca da catarse e do ritual artístico cru. Contato humano-humano, olho no olho. Política, expressão e sentimento ao ver o outro em “minha” frente. Em suma, aquilo que nos forma como seres humanos: união, Apolo e Dionísio.

Aprovados

Técnicas de Palco


  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ANDRÉIA CRISTINA DA COSTA MARIANO

    O teatro leva cultura as pessoas. É uma forma de transmitir mensagens, levar entretenimento e isso é muito bom, abre a mente, faz ter novas idéias, tanto para quem faz como para quem assiste. É uma belíssima forma de expressão.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ANGELA CRISTINA SANTOS SILVA

    Papel revolucionário nas artes, mantendo a história nas mentes dos espectadores que se relacionam com a arte contemporânea e criando uma imaginação mais criativa diante da sociedade tradicional.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    CAMILA MARIA FRASCA NEGR

    É uma forma de retratar diversos temas do nosso cotidiano, ou representações também.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    ÉDER ANTONIO DE SOUZA SOARES

    Atualmente o papel do teatro deixou de ser apenas entretenimento e passou a ser um dos principais veículos de informação crítica, fazendo o espectador pensar melhor, com criticidade. Informando, divertindo, envolvendo em questões da sociedade atual.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    JANAÍNA DIAS DA SILVA

    O papel do teatro no mundo atual é servir como ferramenta social: do levantar questões que auxiliam no desenvolvimento crítico e imaginário do indivíduo, trazendo novos olhares de diferentes ângulos para perspectivas que muitas vezes são pertencentes ao senso comum, sendo um agente crítico que favorece uma sociedade mais humana.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LEIDIANE BATISTA DOS SANTOS

    O teatro atualmente tem sido uma ferramenta de manifestação. Onde se é possível através dele fazer desde críticas ao sistema, até levar das mais diversas informações. O teatro tem o poder de atingir as mais diversas classes sociais.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LÍVIA BAENA DOS SANTOS

    O teatro sempre teve uma veia crítica. Acredito que nestes últimos tempos de reviravoltas políticas, de mudanças nas áreas educacionais, o teatro assume um papel ainda mais importante de resistência e valorização da cultura, além da arte e crítica a sociedade.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    LUCIANA CONTE HADLICH

    O teatro tem um papel transformador hoje, através dele podemos discutir os principais temas que rodeiam nossa vida. Como política, religião, sexualidade, preconceito e anseios que cercam o homem hoje.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    NÍCHOLAS NETO HADER

    Promover cultura para diferentes idades, gêneros, sendo um meio de se expressar e até melhorar seu lado psicológico, físico e/ou espiritual. Trabalhar com formas de expressão e de comunicação.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    RUBIA FERREIRA PRUDENTE DE MELLO

    O papel do teatro é de entreter e expor os conflitos humanos. A arte acaba sendo usada como instrumento de apresentação de pensamentos, nem sempre aceitos pela sociedade mas, frequente no nosso dia a dia. Enfim, mais que nunca mostrar o que somos e queremos.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    VINICIUS LINHARES

    Atualmente, penso que as coisas não cabem no papel, na sua funcionalidade, no nosso sistema simbólico. Acredito também que o teatro se reinventou, desde sempre se adaptou aos mundos, e como nós vivemos (teatro) percebemos as transformações tecnológicas e utilizamos esses saberes de forma adaptável.

  • Aprovados Sp Escola de Teatro

    YURI FABIANO MENEZES SORIANO

    Principalmente de manter a liberdade de expressão livre. Sem rodeios, com classe, sem exagero, e com respeito. Levar cultura a qualquer lugar.