Para o Ano Internacional da Luz,
já escolhemos nossa fonte de energia.
SONOPLASTIA

AMANDA ALVES COSTA

“Eu sou uma artista, pois ensino a mim mesma a arte de amar, de ajudar ao próximo, de aprender coisas novas, sou artista no ouvir, no falar, no escrever, sou artista no olhar o mundo, como um livro colorido pronto para ser estudado.”
AMANDA MARTINEZ MONTAGNOLI
“O sucesso para um bom desenvolvimento artístico está atrelado a uma série de fatores internos e externos. Cada indivíduo possui sua singularidade determinante. Há quem aprenda sozinho e quem faz aulas. O que muda é o jeito de fazer.”

ANDRÉ RICARDO DE OLIVEIRA

“Dentro de cada linguagem artística há seu ensino técnico, que foi desenvolvido e compartilhado há séculos. O grande diferencial da arte, entretanto, é utilizar esse ensino e, a partir dele, alcançar essa subjetividade. Isso realmente ninguém ensina.”

CARINA RENÓ SOCI

“Somos todos artistas com potencial para desenvolver a expressão artística, mas nem todos têm fluidez. As amarras psicossociais podem tornar um indivíduo talentoso em um dependente de teorias e técnicas.”

CLEVISON FERREIRA DE SOUZA

“A arte é uma magia que, quando despertada dentro de nós, revela nosso verdadeiro talento. Essa magia, quando demora a aflorar, nos deixa um pouco confusos na hora de escolher o que estudar.”

DANIELE SANTOS DANTAS

“Com o estudo é possível desenvolver técnicas e aprendizados que aprimorem os conhecimentos já obtidos ou até criar novos conhecimentos e trabalhos. A arte, então, é parte de um interesse, algo que surge magicamente e se desenvolve.”

FABIO FERNANDES DE LIMA

“O artista que encanta também incomoda, chama a atenção da sociedade e a ensina sobre tudo, não deve ter medo de ensinar, nem mesmo ter medo de aprender com ela.”

FERNANDO GUIMARÃES HERRMANN

“A mera reprodução de técnicas já estabelecidas resultaria num produto sem novidades ou novas propostas e questionamentos. A arte necessita de criação, um olhar crítico ao cotidiano, costumes, local e época retratados.”

GABRIELA BARBARA RODRIGUES DE LIMA

“A arte possibilita a liberdade de expressão. Criar, recriar e copiar fazem com que desenvolvemos a habilidade que existe em cada um de nós. Basta se deixar aprender, se permitir.”

IGOR IURY KALINOUSKI PEDROSO

“Como um músico, defendo que, com a experiência do aprender, deve-se respeitar o ‘pulso da música’, respeitar o tempo de praticar e o tempo de refletir.”

JÉSSICA SOARES MARTINS DE MELO

“Uma arte se aprende, mas a magia não se ensina e, sim, acredita-se em sua existência.”

LAWRENCE ROCHA SHUM

“Ao artista, cabe estar aberto ao devir, ser receptivo com às pessoas e aos fatos da vida e, ao mesmo tempo, ter a disciplina de quem faz da arte o seu estar no mundo.”

MARIANA VIEIRA GREGORIO

“A constante busca de aprendizado – ou seja, o hábito – emancipa o indivíduo a partir da constatação de que a arte não provém de uma vontade divina, que a técnica é o seu alicerce.”

PAULO AKIO DUARTE ARASHIRO

“Percebe-se um embate de ideias, entre a técnica como agente modificador da arte e o indivíduo artista como sendo o verdadeiro transformador artístico.”

RAFAEL AUGUSTO CAMELO DA SILVA

“A arte por si só e a livre expressão de si mesmo não podem ser ensinadas, mas aprendemos a observar e estudar seus elementos a fim de apreciar melhor, desenvolver nossa própria arte a fim de sermos compreendidos.”

RENATA PEREIRA SILVA

“A arte está inserida na sociedade de inúmeras maneiras, está em tudo e em todos. Convivemos integralmente com a arte, aprendemos ou ensinamos – querendo ou não – algo artístico todos os dias.”

RICARDO BRAGA SCARLATELLI

“O artista que unir a perseverança da disciplina e da insistência para aprender sem deixar de conectar-se às suas emoções pode, provavelmente, chegar mais perto da perfeição.”

ROGÉRIO DIAS DA SILVA

“Acredito que as coisas não são resumidas em talento ou dom e sim em dedicação, vontade, estudo e treino. Sem esquecer, entretanto, da prática, pois ela nos dá uma experiência incalculável.”

SANDRO ENRIQUE BELLIDO GARCIA

“Acredito que o empenho e a dedicação são pontos fortes para quem quer realizar uma atividade artística. Estes dois atributos nos trazem a técnica, nos fazendo constantes.”

VANESSA CRISTINA TEIXEIRA DOS SANTOS

“Acredito que a execução, independente da técnica, precisa fazer sentido. Tem que haver uma identificação para que seja verdadeira, quer seja pela busca por uma ancestralidade, quer seja com elementos do que vivenciamos.”

VINÍCIUS CRIPA

“Sem arte, com certeza o mundo seria um ‘pé no saco’. Ela é mágica, eleva, salva, faz ver além. Alquimia, medicina da alma, cura estresse e até a mais profunda ‘dor de cotovelo’.”

YALIS LUCENA DRUMMOND

“O artista nem sempre sabe de onde vem sua criação. Ele sente, expressa e muitas vezes parece mágico. No fim, essa mágica expressão é a soma dos seus conhecimentos pessoais, profissionais, práticas e etc.”