Para o Ano Internacional da Luz,
já escolhemos nossa fonte de energia.
ILUMINAÇÃO

ALDREY HIBBELN

“Creio que nossos sentidos dizem muito a nosso respeito. Costumo dizer que, se existo porque penso, logo vivo porque sinto. Se realmente a arte imita a vida, vamos viver como artistas.”
ALEXANDRE DE SOUZA OLIVEIRA
“O aprendizado através do ensino forma o indivíduo, mas o ato de ensinar também forma o educador. O artista sou eu, somos nós, somos todos os seres humanos.”

ALINE ALMEIDA DE SOUZA

“Conseguimos ‘magia’ quando colocamos em prática nossos talentos e sonhos somados com as técnicas adquiridas e com um pouco de ousadia e amor. Esse resultado vem por usarmos a técnica a favor do nosso dom.”

ANDREIA TEIXEIRA

“O artista, para fazer arte, tem que ter um quê a mais, tem que fazer diferente, sair do usual e tocar o outro, daí a magia é sentida, daí a arte existe, daí o artista pode tocar você.”

CLARA BERGAMO CARAMEZ

“A arte é a experiência vinda de sensações que envolvem nossas faculdades da consciência, da sensibilidade, do corpo, da alma, do humano de cada homem. O artista se constrói aí, no que se cria e em quem a sente.”

DANIEL BENEDETTI GRANIERI

“Sem técnica e magia, não saímos do lugar. Cabe ao indivíduo aprender essa magia da arte para trabalhar com o coração através da técnica e deixar que o fazer artístico chegue ao seu destino, que é iluminar.”

DIEGO FRANCISCO FRANCA SOARES

“Acredito na magia da arte. Nossa família, amigos, conhecidos, nossos olhos, boca, ouvidos, corpo, cérebro, vontade e sentimento que realizam e fazem acontecer a magia.”

FLÁVIA SERVIDONE

“Acredito na arte como uma busca incessante de conhecimento para que, assim, os artistas consigam expressar uma mescla de seus sentimentos com as técnicas de seus mestres e, então, tornarem-se novos mestres.”

GABRIEL GUEDERT

“Assim como a técnica e a inspiração crescem juntas, mentor e aprendiz se desenvolvem coletivamente. A troca, presente de maneira distinta em ambos os casos, é fundamental no estudo e aprendizado das artes.”

HENRIQUE BARROS DE ANDRADE

“Na minha visão, a arte é algo que já faz parte da personalidade de uma pessoa, pode até ser ensinada, mas não adianta ter uma técnica exemplar e fazer tudo como máquina. Sem o desejo de transformar, não faz sentido ser artista.”

ISABELLA AMARAL SOARES

“Não é suficiente tratar a arte teatral com dom ou talento apenas, mas sublinhar que o trabalho deve ser aprimorado a partir de análises e indagações que surgem no decorrer da elaboração prática e do cotidiano.”

LETÍCIA MADEIRA MAREGA

“A arte só é possível se houver o dom e a técnica, conectados, andando lado a lado. E a arte só é ‘ensinável’ para quem está realmente buscando aprende-la e se abre de corpo e alma para ela.”

MARINA BOTELHO ANDRADE MIGUEL

“O fazer teatral relaciona-se mais com a observação do mundo e a prática cotidiana de criação do que necessariamente com o âmbito do estudo técnico e formal.”

RODRIGO DAMAS COSTA

“É sempre necessário se aprimorar, buscar novos meios, encontrar formas de atingir o público alvo de maneira mais intensa ou aumentar o alcance da obra. Para isso é preciso aprender sempre mais sobre arte e praticar.”