Para o Ano Internacional da Luz,
já escolhemos nossa fonte de energia.
HUMOR

BEATRIZ BORSATTO FARIA

“É preciso encontrar o equilíbrio. Experimentar, mas não ter preconceito para ser ensinado. Ler livros, mas não esquecer da vivência. A arte não é um fenômeno simples e não pode ser tratada como tal.”

CLARISSA OLIVEIRA DA SILVA

“E que prazer há em descobrir meus incômodos, dúvidas, frustrações, tentativas... A descoberta é toda minha, porque são meus pés, meu coração e minhas indagações que percorrem e escolhem os caminhos.”

CLEYZILENE DA SILVA BATISTA

“Com a arte, a busca é sempre ampliar o conhecimento e estar ao máximo em contato com a informação, procurando manter a cabeça aberta para encontrar cada vez mais esse mundo de magia.”

FABIANA PIMENTA DE OLIVEIRA

“Ter técnica é muito importante, mas amar o que você faz e passar para o público essa emoção é mais. Nós aprendemos a técnica com estudo e muito ensaio, mas sentir a arte, amá-la, isso não pode ser ensinado.”

GABRIELLE VACIRCA PEREIRA

“O artista, diferente de muitos, procura uma resposta mesmo sabendo que nunca irá encontrá-la. Não temos meios certos ou errados. A arte nasce e muda todo dia. O incentivo para a alma artística é a formação.”

GUILHERME MACHADO NEVES

“O artista produz a arte, que é fruto da sua expressão pessoal. É pessoal porque é genuína do artista. A essência da sua arte se dá através da descoberta, ou seja, do seu processo de aprendizagem.”

ISABELA CAROLINA ROSSI

“Que a arte é mágica não há dúvidas, dado seu poder de transformação e de constituir como sujeitos, como artistas. Aprender sua técnica é um jeito de nos tornarmos mais íntimos a ela.”

JOÃO FELIPE BACHEGA DA SILVA

“Eu falo de algo que queima lá dentro e que nos dá motivos para levantar a cabeça e continuar nossa caminhada. Falo de dom. Para adquirir isso não temos escolas, professores. Somente nós mesmos podemos buscar seu crescimento.”

JOSÉ GELSON DA SILVA FILHO

“O caminho é longo e o estímulo muitas vezes é abalado, seja por pressão social ou medo. Com isso o artista é movido por sua alma, pelo desejo de ser alguém com visão, carregando consigo o privilégio de ser artista.”

KRYSLEI CIPRIANO GOES

“Se dom existe deve ser apenas para justificar a preguiça de gente que não quer se arriscar nas mudanças, pois o estudo e a aprendizagem têm uma força maior e estão intimamente ligados ao movimento e seu caráter transformador.”

LAIS PEREIRA UESATO

“É difícil confiar que tudo será assegurado por uma técnica específica, um curso, um punhado de conselhos. Cada um tem que descobrir e escolher o que serve, aprender como fazer sua arte.”

LUCIANE PEREIRA

“Pode-se até ter talento, dom, para alguma coisa, mas sem aprimorar o conhecimento não há evolução. Entretanto, mesmo com muita pesquisa e estudo, se não houver paixão no que se faz, a técnica não adianta.”

LUIZ HENRIQUE DAMASCENO DE OLIVEIRA

“A arte não tem um molde. Os modos de expressão para o mundo diferem e é isso que forma artistas. Aprende-se com o modo do outro se expressar e vice-versa. A arte é constante pesquisa, aprendizado e vivência.”

MARA FRANGELLA

“A arte não pode ser ensinada. No entanto, instinto e sensibilidade artística não são suficientes para a realização de uma obra de arte. O artista deve dominar a técnica, mas a sensibilidade é o ponto de partida do artista.”

MARCELLUS RODRIGUES BEGHELLE

“Afinal, quais critérios devem ser fundamentalmente considerados para se classificar um artista? Se pensarmos teatro além dos moldes e dogmas e dentro de sua amplitude histórica não limitaremos sua realização plena.”

MARIANA BOCCARA DE PAULA

“O fazer teatral hoje vai muito além do talento, ser artista não é apenas para quem quer e sim para quem se dedica, se esforça, quem tem garra, coragem, determinação, disciplina e paciência.”

MARINA MARTINS ESTEVES

“Apenas o equilíbrio entre técnica e intuição, fama e conteúdo nos levará além, sempre brotando no artista disciplina, rigor e espírito de busca. Que venha a inteligência para dosar o espírito e a técnica para a mudança.”

MICHELLE RACANELI NASCIMENTO

“A busca pelo conhecimento faz do artista o novo alquimista, entretanto, estudar é aprender não apenas para sua arte, mas como ser humano, para toda sua vida.”

PIETRO SARDELLA DINIZ DE ALMEIDA

“A arte é um estudo interminável. Requer muita observação, repetição e generosidade. O artista deve mergulhar em todo o universo do ser humano e da natureza, para se conhecer e reconhecer o outro.”

PRISCILA SENEGALHO DE SOUZA

“Para que possa desenvolver sua arte, o artista precisa de dedicação, aprendizagem e muito estudo. Não é possível limitar-se. O artista sempre estará em mutação, um eterno aprendiz que absorve tudo ao seu redor.”

RAFAEL IMBROISI CARVALHO CUNHA

“Aquele que pratica a arte é quem recebe e absorve conhecimento, ideias, ideais, métodos e faz deles seus aliados para a construção da sua arte, do seu próprio eu artístico.”

TARCILA TANHÃ SANTOS DE ALBUQUERQUE E SOUZA

“Pode-se ter aptidão natural para a arte, mas somente o estudo lhe dará o conhecimento das técnicas para que se possa ir além do medíocre, para ser um artista autônomo e criador.”

TATIANE CAMARGO SGORLON

“Fome pela arte não é o suficiente. É preciso saber alimentar essa fome e o alimento mais nutritivo é a técnica. Ela é que transforma o desejo em trabalho, o querer em fazer, é o que dá as ferramentas para o artista ter consciência de sua arte.”