Para o Ano Internacional da Luz,
já escolhemos nossa fonte de energia.
DRAMATURGIA

ARIOVALDO SANTA CRUZ CAETANO

“Não basta ao artista apenas talento. Ele tem que estudar e estar atualizado, fazer-se melhor a cada dia para poder tirar de si sempre o inesperado, o único, o diferente.”

ELDER CRISTOVÃO VIEIRA TORRES

“A prática laboral vem formando artistas do palco há séculos e muitos preferem se tornar profissionais traçando esse caminho. A qualidade da formação de um artista estará sempre refletida na sua obra.”

FELIPE MARCONDES DA COSTA

“Toda grande obra carrega em seu âmago uma dimensão de humanidade concebida por seu autor. Um artista não deve se fazer puramente tecnicista. Claro que deve possuir o domínio da técnica, mas não se restringir a isso.”

FELIPE SCALZARETTO

“Arte aprende-se por meio de muito estudo. Arte aprende-se fazendo, fruindo, refletindo, indo ao encontro do outro. Está nas pequenas coisas de todos os dias. Cada momento é único no que tange à arte.”

JULIO PANCRACIO VALIM

“Em sua formação o artista precisa estudar e conhecer para saber fazer e, igualmente, experimentar e viver para se conhecer, pois o grande desafio e gozo da criação artística é conseguir se expressar.”

LEONARDO DE SÁ FERNANDES

“O aprendizado, quando coletivo, torna-se mais plural e humano, desobedecendo qualquer regra que impeça a autonomia do aprendiz, item indispensável para garantir sua emancipação como artista.”

LUCAS AMARAL ALVES

“Para representar seu sentido, expressar as nuances e reminiscências mais particulares de sua alma, o sujeito deve aprender as técnicas no sentido de desenvolver habilidades que lhe possibilitem abrir novos portais.”

LUCAS LAURENO LIMA

“Os artistas devem amar não a si mesmos na arte, mas a arte que há dentro de cada um, explorando, aprimorando e compartilhando seus conhecimentos, seja como aluno ou professor.”

MARIANA COSTA DE CHIRICO

“A apreensão de determinadas técnicas é fundamental para a execução de determinados projetos. Em geral, técnica nenhuma deveria ser usada para reprodução de formas, mas sim como base de conhecimento para maior liberdade de escolha.”

PABLO MAZZUCCO

“A arte não necessariamente precisa da técnica para existir, mas sim da humanidade do artista, em que as técnicas podem auxiliar.”

RENAN DE NOVAIS SILVA

“A arte e o artista estão em constante mudança. Não podemos nunca estacionar o corpo ou a mente. O artista não pode ficar na mesmice. Tem sempre que manter acesa a chama da curiosidade, para sempre redescobrir sua arte.”

SAMANTHA VITENA BARBOSA

“A magia da arte está em não se achar pronto ou completo, mas em acreditar no constante aprendizado, que caminha ao lado da dedicação.”

TAINA GOIS

“A arte liberta quem a recebe, pois tem a sua disposição novas realidade que lhe abrem novos caminhos. É preciso que, coletivamente, as pessoas troquem e criem novas possibilidades que abarquem as especificidades de cada um.”

WILLIAM MAGALHÃES

“Quero aprender e poder criar. Quero conhecer e saber mais sobre os autores contemporâneos. Chega de fazer barulho, o que eu quero é sair do lugar.”