Para o Ano Internacional da Luz,
já escolhemos nossa fonte de energia.
DIREÇÃO
ANITA SALGADO PEDROSA
“Cada artista necessita da descoberta do seu próprio caminho de aprendizado para que, no fim, a maior beneficiada seja a arte. O estudo é fundamental, o caminho que se faz nesse aprendizado é único.”
ANTONIO CARLOS DA SILVA RANIERI
“A troca nas relações é onde o professor e o aprendiz se misturam durante o processo e, por fim, o conhecimento é ampliado para todos.”

CAIO FRANCO PEDROSA CALVITTI LOPES

“Técnica é liberdade. Como se expressar sem ter o domínio total do seu meio de comunicação? Só com o treinamento diário e o domínio técnico o artista consegue se expressar de forma livre.”

CAROLINA LOUREIRO DE BRITO MANCUSI

“Ser artista é ver o mundo e deixar que o mundo te veja. É a troca silenciosa de experiências. Ser artista não é fácil, não tem receita, mas tem o exercício de abrir os olhos. Não se ensina, mas se aprende e se pratica. É considerar a magia.”

DAVID SANTOS CALDAS

“Acredita-se que para a produção artística é necessário um dom, mas dificilmente esse dom se manterá ou aperfeiçoará sem a pesquisa e a prática. Apesar de ninguém ensinar, cabe ao artista aprender o seu caminho único do fazer artístico.”

HEITOR GOMES DE ANDRADE

“A técnica é a libertadora da intuição. Somente através do domínio técnico da linguagem artística pode-se expressar o sujeito artista que se é. Não é bastante ser somente um ‘ator inspirado’.”

HELENA DERNOVSEK FRANCO

“Durante esse longo caminho de descobertas me deparei com várias dificuldades e dúvidas, mas uma coisa tenho muito forte dentro de mim: o estudo é necessário, mas antes de qualquer coisa é essencial amar a arte e isso ninguém pode ensinar.”

JEAN CARLO LEITE DA CUNHA

“Nós devemos estar sempre dispostos a aprender, conhecer novos conceitos e experimentar novas ideias. Só assim é possível fazer arte, sair do lugar e ainda assim acreditar que ela é mágica, transformando-nos a cada experiência.”

JOÃO PAULO RAFAELLI

“Penso que a prática e a técnica realizados em um formato de processo criativo e experiência leva o artista a entender melhor como se aperfeiçoar e como aprender novos conceitos.”

LARISSA DE SOUZA MATHEUS

“De fato, não se aperfeiçoa o que não existe. Como também o ‘eu’ que se diz perfeito se suicida. Manter a arte em si sem alimentá-la é fazê-la morrer aos poucos.”

LUIZ AUGUSTO SILVA RABELO

“Uma vez que aprendermos a nos organizar, a nos planejar, a estarmos atentos às notícias, editais, parcerias, certamente cresceremos, nos tornando cada vez mais profissionais e dificilmente esqueceremos a maneira de fazer.”

MIRIELE ALVARENGA MARCELO

“A ideia do ‘dom’ é um assunto delicado para a arte e para o artista, podendo tirar seu crédito, seu valor ou até mesmo criar uma falsa ideia de que para ser artista basta nascer com um dom divino.”

NATALIA PRESSER ALVES DA SILVA

“Para ser artista é necessário muito trabalho, pesquisa, estudo, desenvolvimento de técnicas diversas e amadurecimento psicológico. Ser artista é ser, acima de tudo, um observador.”

NICOLAS PEDRO SANCHES CARATORI

“Eu digo que a arte deve ser ensinada. Ninguém evolui sozinho. Somos todos dependentes e quanto mais lemos e questionamos, mais aprendemos que a arte é única para cada um de nós.”

SUZANA REGINA COSTA REBELO

“O talento é uma ferramenta poderosa quando aliada a uma constante e incansável pesquisa e a novos desafios, que podem e devem gerar crises. Não existe evolução sem crise e é através dela que crescemos como seres humanos e artistas.”

THAMMY ALONSO GUASTELLA

“Talvez o caminho perfeito seja aquele que nasce da intersecção entre o dom e a técnica. O artista completo seria, então, aquele que busca o estudo e a pesquisa, mas que os utiliza a serviço da intuição e dos sentimentos.”

VICTOR LOPES ALMEIDA

“Ninguém aprende sozinho, sempre temos um mestre para nos orientar sobre o que fazer em determinadas situações. Se os jovens artistas valorizarem a técnica, o futuro da arte formará mais pessoas que a respeitam e a amam.”

VINICIUS SALGUEIRO FERREIRA

“Para todos os fins artísticos, a linha entre um profissional bom e um profissional ruim é muito tênue. Diferencia-se apenas pela maior proporção de dedicação, estudos e de entrega pessoal.”

WELINGTON REZENDE DA SILVA

“A arte tem o combustível necessário para conduzir o artista em uma viagem, porém, de nada adiantará o sonho, o trem, a estação, a paisagem, se o ‘eu’ não compreender que é o principal condutor rumo ao seu destino... final?”